Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA : uma experiência virtual de acesso ao exercício de cidadania e melhor qualidade de vida



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Mincache, Gisnelli Bataglia

Orientador: Côrte, Beltrina


Assunto: Pessoas idosas,Ambiente virtual,Ensino a distancia,Qualidade de vida,Elderly,Virtual environment,Distance learning,Quality of life


Resumo: O presente trabalho AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem , surgiu das demandas colocadas pelas pessoas acima de 60 anos, usuários da Internet, quando questionados sobre os conteúdos que um ambiente virtual deveria conter no Projeto Atenção à Saúde e Qualidade de Vida dos Idosos , realizado por pesquisadores da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A partir de então foram elaborados conteúdos, os quais foram implementados em ambientes virtuais amigáveis aos idosos, que passaram a interagir por meio de um curso virtual. Além da intervenção de um programa de educação virtual, mediu-se a qualidade de vida dos idosos antes e após a realização do curso. Este trabalho, realizado com 33 pessoas idosas apresenta as etapas de criação, implementação, desenvolvimento e análise do Curso Avançado de Aquisição de Novas Linguagens e Navegação para Idosos. O curso, por sua vez, capacitou pessoas idosas para a utilização dos recursos oferecidos pela Internet, desenvolvendo sua competência no uso tecnológico e habilitando-os para o exercício de sua cidadania tendo em vista suas práticas cotidianas e sua qualidade de vida, nas dimensões física, psicológica, social e ambiental. O curso, conteúdos de interesse dos idosos, multidisciplinar, mostrou a pratica do conceito de Educação a Distância e seu resultado sugere que esse tipo de intervenção favorece, além da inclusão digital, o exercício da cidadania e a educação em saúde em ambiente virtual,


Abstract: 'This thesis "AVA - Virtual Learning Environment, " emerged from the demands placed by people over 60 years, Internet users, when questioned about the contents that a virtual environment should contain regarding to the project "Health Care and Quality of Life of Elderly ", conducted by researchers at the Catholic University of Brasilia (UCB) and the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Since then contents were prepared, which were implemented in virtual environments friendly to the elderly, who have to interact through a virtual course. Besides the intervention of a virtual education program was measured using the quality of life for the elderly before and after the main course. This work was conducted with 33 elderly and presents the steps for creating, implementing, development and analysis of the Advanced Course of Acquisition of New Languages and Navigation for Elderly People. The course, itself, enabled the elderly to use the resources offered by the Internet, developing their competence in the use of technology and enabling them to exercise their citizenship in view of their daily practices and their quality of life in the physical, psychological, social and environmental dimensions. The multidisciplinary course, content of interest to the elderly, showed the practice of the concept of distance education and its outcome suggests that this type of intervention benefit, aside from digital inclusion, the exercise of citizenship and health education in a virtual environment'


Referência: Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-05-20

Tags: